21/03/2015

de de

Literatura Brasileira: Memórias de um sargento de milícias e Iracema

            Olá pessoal, tudo bem? Eu sei que estou em falta com vocês mais já expliquei a minha situação e a minha falta de tempo, mas, isso não quer dizer que me esqueci de vocês. Eu lembro que prometi falar com vocês a respeito das minhas experiências com os clássicos da literatura brasileira (não que foram os primeiros, mas sim, os que estou usando para a faculdade).
            Para quem não sabe faço letras e literatura, e através disso foram escolhidos alguns livros para ser lidos, o professor começou por dois: Mémorias de um sargento de milícia e Iracema. Então, vamos começar?

Sinopse: Memórias de um Sargento de Milícias - O livro relata a história de Leonardo filho de pais separados, que devido a esta separação vai morar com padrinho. Leonardo desde pequeno é uma criança traquina, mesmo adulto ele continua aprontando as suas. Quando foi incentivado a entrar para igreja teve certa rejeição, o que o levou a vadiar. Na companhia do padrinho conhece Luisinha por quem se apaixona, mas logo a moça se casa com o aproveitador José Manoel. Depois que seu padrinho morre ele retorna a casa de seu pai, mas por pouco tempo, porque este o bota para fora de casa por causa das desavenças com a madrasta. Logo que vai morar na casa de um amigo dos tempos de sacristão conhece Vidinha e se apaixona. O romance também não frutifica devido as várias intrigas que os pretendentes da moça fazem; então Leonardo se muda da casa.Ele entra para carreira militar onde é nomeado soldado pelo major Vidigal, mas as suas confusões e encrecas fazem o major mandar-lhe para a cadeia. A madrinha e a tia de Luisinha intervem a favor de Leonardo, e o mesmo é solto e promovido a sargento. José Manoel marido de Luisinha morre, assim ela e Leonardo começam a namorar. Ele é transferido para Milícias e casa-se com Luisinha.

Comentário: Esta obra é a primeira e última obra do autor, que só se tornou reconhecido depois de sua morte, através disso ele mostra a sociedade brasileira pós-independência, pois está a procura de uma identidade nacional. O protagonista ele erra, é humilhado e passa por muitas situações constrangedoras, porém, ele sempre continua, mostrando que ele é como nós leitores.
            O livro possui uma linguagem rebuscada, com termos diferentes para descrever algumas situações, o autor com um humor sarcástico vai descrendo a estória. Eu parei de ler no capitulo XXII, mas, aos poucos vou lendo e fazendo anotações sobre o capítulo e fazendo um rodapé com as palavras que eu não conheço.

Sinopse: A virgem tabajara Iracema apaixonou-se por Martim, um colonizador português. Entre guerras e conflitos, ciúmes e disputa de poder, a história desse amor proibido tem como pano de fundo a cultura indígena, com seus deuses e mitos, a miscigenação do branco com o índio e o surgimento de um novo país numa terra fértil.

Comentário: Enquanto, esta obra retrata o indianismo e o naturalismo pois o enfoque é as maravilhosas belezas naturais do Brasil (Ceará) e o romance de um branco com uma índia (algo inconcebível na época que foi escrita), vemos as duas vertentes da mulher na época a virgem loira (angelical) e a virgem morena (sedutora). Esta é uma obra que pertence ao romance heroico, pois tudo acontece com o protagonista branco, mas mesmo muitas vezes sem merecer ele tem a glória.
            O livro também possui uma linguagem rebuscada, ele descreve bastante as situações, a natureza. Eu parei de ler no capítulo XII, mas, da mesma forma que o anterior eu paro para fazer anotações, marco as partes importantes e faço um rodapé com as palavras que eu não conheço.

            Eu estou gostando das leituras, a primórdio pensei que teria mais dificuldade em ler Iracema, mas, estou apreciando bastante a escrita e a estória, eu já sei o final da obra pois o professor fala o fim das obras que ele passa, mas prosseguirei com a leitura mesmo assim. Espero que vocês gostem, que continuem acompanhando o blog, beijos até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem-vindos ao Amanda's Tale, deixe seu recadinho, que é um prazer ver a opinião de vocês, eu não repondo por causa do layout do meu blog, mas se tiver um blog é só deixar o link abaixo da mensagem que você poderá ter certeza que retribuirei a visitinha.

Beijos,
Volte Sempre!

LINK-ME

Amanda's Tale - Livros
 

REDES SOCIAIS

FOLLOW