02/02/2015

de de

Jackson da Mata - A Próxima Cartada

Sinopse: Este livro traz a trajetória de Otto Sibarita. Uma saga épica que se inicia no final da década de 1920 e o apresenta passando por toda a sorte de privações e humilhações, em busca de seu lugar ao sol. Ação, utopia e frustração, em sua busca pelo sucesso e pela ascensão social, são ingredientes que atravessam toda a vida de Otto e o levam, inclusive, a se envolver entre os milhares de homens que veem sua grande chance na construção de Brasília, a nova capital do país, em meados da década de 1950. Acompanhando a história recente do Brasil, a vida de Otto mostra a ele que de fato a vida é um jogo, e é muito importante saber escolher bem a próxima cartada.

            Olá pessoal, tudo bem? Venho trazer mais uma resenha de um autor brasileiro, mas, o livro tem uma temática bem diferente do qual estou acostumada a ler, e foi uma experiência muito agradável, porém, vou explicar melhor no decorrer da estória, ok? Vamos começar?
            Esse livro se divide em duas partes, mais o prefácio, diante desses fatos conhecemos a trajetória de Otto desde sua infância a idade adulta, percebe-se que também trata a história do Brasil, onde o nosso protagonista sofre as consequências de uma sociedade errônea, individualista e moralista.
            Tudo começa quando Otto acaba sendo obrigado a ficar longe de sua mãe porque a mesma possui uma doença, onde para a sociedade é algo perigoso e a mesma tem que se isolar da sociedade. Depois que sua mãe é levada para longe, Otto acaba indo para uma casa de crianças que também perderam os pais.

“A vida é um empreendimento arriscado. É triste, mas é verdade: a vida mais parece um jogo em que precisamos  ser cautelosos com a próxima cartada”.

            Da Mata mostra a crueldade de uma sociedade, a partir Otto tem sua segunda perda e é quando começa a sua peregrinação e a sua busca pela verdade, e conhecendo novos personagens que dão vida a estória tão bem elaborada.

“Nossas escolas têm que formar alunos pensantes, que tenham o prazer da descoberta e de saborear o significado puro da verdadeira educação.”

            Passamos por muitos fatos históricos que ocorreram no Brasil: como quando havia a segregação, a construção de Brasília, a ditadura... Fazendo com que pensamos sobre todos os acontecimentos que ocorreram no Brasil.
            O autor criou algo único, mesclando a realidade com ficção, criando uma estória magnífica, com uma narrativa suave e que prende o leitor, criticando a nossa sociedade por todos os erros já cometidos, um livro que vai além da ficção, e que pode ser trazido para realidade, para tentarmos mudar o que ainda resta de nossa sociedade capitalista, individualista....
            Amei o livro, apreciei cada momento que foi dissertado na obra, mesmo trazendo de uma forma mais rebuscada é de fácil entendimento, a capa do livro é linda e combina muito com o enredo do livro, as folhas são amarelas, a diagramação simples, a numeração das páginas é embaixo e centralizada.
            Espero que vocês se aventurem no livro, e apreciem tanto quanto eu essa obra maravilhosa, que faz com que a gente possa refletir sobre tudo, super recomendo essa leitura para todos aqueles que são amantes de literatura e está em busca de novos começos, e claro, sair de sua zona de conforto.
Continuem sempre acompanhando o blog, e não se esqueçam de dizer o que acharam da resenha, ok? Beijos até o próximo post.

Título: A Próxima Cartada
Editora: Giostri
Edição: 1° - 2014
Páginas: 154
Gênero: Ficção/ Literatura Brasileira
Avaliação: 4/5
ISBN: 978-85-8108-323-0



0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem-vindos ao Amanda's Tale, deixe seu recadinho, que é um prazer ver a opinião de vocês, eu não repondo por causa do layout do meu blog, mas se tiver um blog é só deixar o link abaixo da mensagem que você poderá ter certeza que retribuirei a visitinha.

Beijos,
Volte Sempre!

LINK-ME

Amanda's Tale - Livros
 

REDES SOCIAIS

FOLLOW