18/06/2014

de de

Paulo Levy - Réquiem para um Assassino

Sinopse: Parecia uma manhã como outra qualquer na pequena Palmyra, uma cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro. A caminho do trabalho, o delegado Joaquim Dornelas se espanta com um movimento incomum nas ruas. Diante da Igreja de Santa Teresa e da Antiga Cadeia, no Centro Histórico, uma multidão observa o corpo de um homem atolado na lama seca do canal. Ninguém sabe como o corpo foi parar lá. Não há sinais de arrasto, marcas de barco, violência, ferimentos, nada. Apenas um band-aid na dobra interna do braço esquerdo. Abandonado pela mulher e longe dos filhos, o delegado Dornelas, um tipo humano, amante de cachaça e de mingau de farinha láctea, se envolve de corpo e alma no caso em busca de salvação. Sem aviso, a irmã do morto e um vereador poderoso aparecem para dar informações importantes sobre o que se tornaria um caso de dimensões bem maiores do que Dornelas poderia imaginar. Aos poucos se revela uma complexa teia de interesses envolvendo a política, o tráfico de drogas, a prostituição e a comunidade local de pescadores. A intuição aguçada, a cultura e o conhecimento das forças que movem a natureza humana permitem ao delegado Joaquim Dornelas se mover habilmente pelo emaranhado de fatos e versões que a trama apresenta. O que a princípio seria mais uma investigação na sua carreira, se torna para o delegado uma jornada de transformação pessoal.

Olá pessoal, tudo bem? Então, venho trazer mais uma resenha de um autor brasileiro, porém dessa vez tem um enfoque diferente, pois é um livro investigativo. Então, vamos conhecer um pouco da estória?
Nesse livro iremos conhecer Dornelas um investigador que perde sua família por causa de sua profissão, pois prefere continuar fazendo o que ama, e acaba sendo abandonado por sua esposa. Dornelas vive numa cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro chamada Palmyra que é um local tranquilo, porém, tudo está prestes a mudar depois que ocorre um assassinato, e o corpo da vítima é jogado em um mangue.
Esse caso vai parar nas mídias e fica conhecido como O Crime do Mangue, e tanto as autoridades como a mídia ficam no encalço dos investigadores, pois a cidade é um ponto turístico e caso o assassino fique a solta, poderá fazer com que os turistas fujam.
Porém, o assassino e a vítima ficam na incógnita, as únicas pistas que eles têm é que o sujeito é homem e possui um band-aid, pois o corpo não tem marcas de violência e nem feridas, e não consegue descobrir nada com o DNA do homem. Quem será que matou o sujeito? Quem ele era?O que ele fazia? Por que ele morreu? São várias perguntas que fica rondando na cabeça de Dornelas, será que ele vai conseguir desvendar o crime?
            No decorrer da estória Dornelas vai unindo o quebra-cabeça e vai descobrindo todas as aberturas que havia no caso, até descobrir quem é o culpado. Mas, para isso ocorrer Dornelas descobrirá várias coisas como: prostituição, tráfico, assassinato e passará por pressões e ameaça.
Bom, eu achei o livro muito bem escrito, o autor sabia do que estava escrevendo, porém, eu achei que a leitura era muito lenta, os acontecimentos eram muito devagar. Eu esperava mais ação, tirando isso não tenho nada do que reclamar.
Não encontrei nenhum erro gramatical, as folhas são amarelas e grossinhas, a diagramação é simples, a separação dos capítulos possuem uma estrelinha, a numeração das páginas é embaixo centralizada.
Para quem gosta de um livro que é investigativo, com mistério e uma pitada de quase nada de romance é um livro muito bom para ser lido, tinha partes do livro que você encontrava uma adrenalina e em outras uma monotonia da vida cotidiana.
Um livro leve, com uma estória bem plausível, que poderia ocorrer no nosso dia-a-dia. O autor nos levou a um mundo que é nosso. Então, eu recomendo sim o livro, para você apreciar cada linha que o autor escreve.
Espero que vocês tenham gostado, que estejam sempre acompanhado o blog para que sempre vejam as novidades, beijos, até o próximo post.

Título: Réquiem para um Assassino
Editora: Bússola
Edição: 1° -2011
Gênero: Literatura Brasileira/ Ficção/ Investigativo
Páginas: 220
Avaliação: 3/5
ISBN: 978-85-62969-05-8

16 comentários:

  1. Parece ser legal.
    Não conhecia, espero ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Nossa um suspense policial ainda não li e ainda nacional, deve ser muito bom mesmo....

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa... sério que esse livro que começa com um morto é leve? rs
    Mas, parece bom, principalmente pelo tom humano que o personagem principal parece ter... do estilo bem real mesmo!
    BJs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, nunca li livros assim, mas parece ser interessante. Tem o filme também? Acho que já vi algo parecido em um filme.

    Beijoos :**

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/cerejamutante

    ResponderExcluir
  5. eu gosto de livros desse tipo acho muito legal
    bjs
    http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei da história do livro. Fico sempre feliz de ver que os brasileiros estão escrevendo cada vez mais!

    http://corujicesnomundo.com.br

    ResponderExcluir
  7. Legal a história, interessante!
    bjocas
    www.curiosajuh.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Amanda.
    Gostei da sua resenha e, apesar de amar livros policiais, esse não me chamou muito a atenção. Minha curiosidade é instigada quando o autor sabe surpreender e conduzir a história de forma a manter o leitor sempre atento!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Parece legal. Lembrou-me os livros do Sidney Sheldon.
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bem interessante, complexo.
    Fiquei curiosa.
    beijos
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros de investigação, e esse me parece bem interesse principalmente pela trama que só pela sinopse tem tudo pra prender o leitor até as últimas páginas. ;D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não gostei muito do assunto do livro, não faz o meu estilo! mas legal pra quem gosta de um mistério como esse.
    Blog: http://amorawithchocolate.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu até gosto de livros policiais, mas a narrativa precisa acompanhar a emoção, não dá pra ter uma história lenta num livro de ação. Esse motivo me fez ficar meio pé atrás, mas, se eu tiver a oportunidade de ter o livro em mãos, não vou deixar de ler.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  14. Oiii Amandinha (intima :O)

    Eu já vi uma resenha, hoje até sobre o livro, e esse é um tema bem legal adoro esse clima de investigação, e gostei da sua resenha, já estava com vontade de ler, agora é certeza ;)

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    Blog EC&M |
    Facebook EC&M |
    Twitter EC&M

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li nada deste autor!

    O enredo parece ser bem original e a capa do livro ficou bem bacana.

    Abraços,
    http://www.acrobatadasletras.com.br/

    ResponderExcluir

Seja bem-vindos ao Amanda's Tale, deixe seu recadinho, que é um prazer ver a opinião de vocês, eu não repondo por causa do layout do meu blog, mas se tiver um blog é só deixar o link abaixo da mensagem que você poderá ter certeza que retribuirei a visitinha.

Beijos,
Volte Sempre!

LINK-ME

Amanda's Tale - Livros
 

REDES SOCIAIS

FOLLOW